Empresa

Histórico das Operações Uni5

O Uni5 iniciou suas operações no ano de 2000, fruto de investimentos realizados por um Grupo de Empresas Brasileiras e Estrangeiras, onde estão incluídas as maiores Empresas do Setor Coureiro-Calçadista no Mundo. Em 2001, uniu-se a este grupo de Investidores a CRP - Companhia de Participações, um dos mais tradicionais investidores de Capital de Risco no Brasil, viabilizando a extensão da atuação setorial e geográfica do Uni5.

Em 2001, o Uni5 desenvolveu um conjunto importante de iniciativas de integração, entre fornecedores de Matéria-Prima e Componentes, Indústrias de Transformação, Distribuidores e Varejistas. Estas iniciativas concentraram-se em projetos de Web-EDI e EAI (Enterprise Application Integration), e ao final de 2001, o Uni5 contava com um conjunto de aproximadamente 90 Empresas Integradas. Neste primeira fase de suas operações, o Uni5 concentrou geograficamente seus esforços nos Pólos Calçadistas de SP (Franca) e do RS (Vale dos Sinos).

Em 2002, o Uni5 atingiu seu ponto de equilíbrio financeiro, e passou a estender sua atuação, conquistando clientes no Setor Varejista, onde implementou os primeiros projetos de VMI (Vendor Managed Inventory), onde integrou Indústrias a importantes redes de Varejo, como Wal-Mart, Carrefour, Pão-de-Açúcar e Sendas. Ao final de 2002, o número de Empresas Integradas chegava a 250. Ainda em 2002, o Uni5 implementou seus primeiros projetos de integração com clientes no exterior, entre eles GAP e NineWest.

Em 2003, as iniciativas concentraram-se no incremento da atuação também em outros Setores da Economia. Destas iniciativas, foram desenvolvidos importantes clientes nos Setores Químico e Supermercadista. Neste último, o projeto implementado na rede Supermercadista Sonae Distribuição (com atuação nas regiões Sudeste e Sul, através das marcas BIG, Nacional e Mercadorama) possibilitou a integração de importantes fornecedores de bens de consumo, como Nestlé, P&G, entre outros.

Veja Também:

O Negócio